A habitação Unifamiliar será munida do conforto e segurança necessários aos dias de hoje, dotada de princípios de segurança, generosa fenestração para ventilação e iluminação, bons isolamentos, e sistemas passivos e automáticos de poupança energética.
A habitação será servida por uma garagem para (2) viaturas e no mesmo plano dá igualmente entrada a um pátio interno e ao átrio principal da casa, acessos estes que marcam o alçado principal. Serão forrados em madeira, protegidas sob varanda e floreira em pedra mármore (travertino), em junta seca ao baixo desfasada.
A fachada do piso superior, de acabamento igual, recua e dá cumprimento á regra de 45 graus face á largura do arruamento. Neste abrem-se os vãos de quartos e o de um banho, protegidas por pala de betão devido à forte incidência solar a Sul.
O lote de configuração estreita e comprida, dispõem de alçados de cerca de 8,4mts de largura, pelo que se opta por abrir ainda um pátio do central, encostado á empena a Poente, com 3×4,5mts, para que o interior da habitação possa usufruir de maior luz e ventilação.
Para este espaço, abrem-se de forma generosa, a sala de jantar a Sul, a cozinha a poente Sul e ainda a lavandaria a poente, cumprindo com os limites estabelecidos pelo Regulamento Geral de Edificações Urbanas, seja na área dos vãos da cozinha ou lavandaria, seja na relação entre altura e largura do pátio e para a qual estas se abrem.
O alçado tardoz é novamente desenvolvido em dois planos, forrados em mármore junta seca, sendo que o Rés-chão é novamente protegido por palas, amplamente rasgadas em “pérgola” criando a reserva necessária aos vãos da sala. Sobre estas, em recuo, mais dois quartos abrem-se para uma varanda com floreira, cumprindo os alinhamentos definidos pelo Pedido de Informação Prévia.
3d modeling: Lezita Simas