Bandeirinha 38

+
Ano: 2022
Localização: Rua da Bandeirinha, Porto
Intervenção: Ampliação e alteração de apartamentos
<

A mudança e ampliação de uma casa do século XVIII, para a criação de apartamentos unifamiliares generosos e funcionais, reforça o princípio da recuperação de uma rede residencial forte e consistente no centro histórico, em contraste com a crescente ocupação de apartamentos de pequenas dimensões. para fins turísticos.

Assim pretende-se desenvolver a construção nova e estrutural em madeira e ferro, para equilibrar a estrutura original da casa barroca, em pedra lavrada, aliando as valências de conforto das habitações contemporâneas como as lavandarias, quartos devidamente fenestrados, cozinhas, quartos espaçosos e por fim as garagens. O diálogo entre a casa de pedra barroca, preservada ao máximo, e a nova expansão pela construção em ferro e madeira, estabelecendo relações que podem ser experimentadas tanto pelas suas fachadas como pelos seus compartimentos interiores, com vigas de madeira nobre visíveis assentes na pedra antiga paredes, agora fachadas interiores dos apartamentos.

O terreno tem um generoso pátio caracterizado pelo Plano Diretor Municipal como uma área verde a preservar, com vista para o Jardim das Virtudes e o Rio Douro, onde se encontra uma piscina equipada com spa, permitindo usufruir de um espaço de convívio ao ar livre. comum a todos os moradores.

As garagens são elementos essenciais para o equilíbrio e funcionalidade da nova proposta, uma vez que a Rua da Bandeirinha é uma rua de saída única, com dificuldade de estacionamento e declive, a rua dificulta o regresso a casa, na ausência de estacionamento. Uma solução praticamente “invisível” aproveita os alinhamentos do reboco e pedra existentes, inserindo uma porta, com os mesmos materiais e acabamentos, preservando a leitura da fachada histórica intocada, nos seus elementos mais caracterizadores como as pilastras de granito e a janela quadros.

De forma a preservar e resolver os desníveis existentes, propõe-se a introdução de uma plataforma elevatória que evite o desenvolvimento de grandes rampas de estacionamento, pouco compatíveis com o espaço existente.

Modelo 3d: Lezita Simas, Diogo Dantas
Arquiteto(a): Duarte Morais Soares
Equipa MSA: António Ventura, José Almeida, Mariana Moreira da Fonseca, Sofia Gaspar
Fotografia: João Lopes Cardoso